Abaixo você tem acesso às dúvidas mais frequentes. Caso não encontre o que você procura, entre em
- Preciso ser aluno da instituição para participar dos cursos, atividades e eventos oferecidos?
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A maioria dos Cursos, Atividades e Eventos oferecidos são abertos a comunidade em geral, mas cada iniciativa tem um público específico. Portanto, antes de fazer a inscrição ou matrícula, o interessado deve observar os pré-requisitos necessários, detalhados no material de divulgação e neste site.
- Como/Onde se inscrever/matricular nos cursos, atividades e eventos oferecidos?
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A inscrição ou matrícula podem ser feitas neste site clicando nas abas Cursos, Atividades ou Eventos, ou pessoalmente no Posto de Atendimento da Fundep:
POSTO DE ATENDIMENTO FUNDEP CAMPUS UFMG PAMPULHA
Av. Antônio Carlos, 6627- Praça de Serviços - Loja - 07 – Belo Horizonte - MG - Cep: 31270-901 - Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 17h
- Como efetuar o pagamento dos cursos, atividade e eventos?
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Cada curso, atividade e evento possuem valores e formas de pagamentos específicos, definidos pela sua coordenação. Alguns só podem ser pagos à vista e outros oferecem opções de parcelamento.
O pagamento é feito por meio de boletos bancários que possuem código de barras e são aceitos em qualquer banco até a data de vencimento. O pagamento pode ser feito também em caixas rápidos e Internet Banking.
Observações:
Caso o vencimento de um boleto seja em um sábado, domingo ou feriado, o pagamento pode ser feito até o 1º dia útil imediatamente após o vencimento.
Alguns eventos podem ser pagos cartão de crédito (Visa, Mastercard e Dinners). Instrução para pagamento via cartão de crédito estarão disponíveis na página de inscrição de cada evento.
- Meu boleto venceu. O que fazer?
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Tratando-se do 1º boleto (parcela 1) não é possível efetuar o pagamento após o vencimento. Essa observação está impressa no corpo do boleto. Nesse caso, a inscrição ou matrícula será cancelada e o participante terá que matricular-se novamente para obter um novo boleto. A nova inscrição ou matrícula estará condicionada a existência de vagas e deve ser feita dentro do prazo estipulado neste site.
Os demais boletos (parcelas 2,3, etc.) são aceitos após o vencimento, somente em agências do Banco do Brasil, e sobre o seu valor incidirão a multa e os juros estipulados no corpo do boleto.
- O pagamento será feito por empresa ou instituição. O que fazer?
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Esclarecemos que a Fundep é uma fundação de direito privado, sem fins lucrativos e, portanto, isenta de retenção de alguns tributos, como ISSQN, IRF, PIS/COFINS/CSLL. Conforme processo número 01.036869.85.45 da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, não emitimos nota fiscal.
O interessado que terá o curso/evento custeado pela empresa, deve seguir o fluxo de inscrição/matrícula pelo site. Na opção ‘Responsável pelo Pagamento’, deverá informar os dados da instituição.
A FUNDEP entrará em contato com a empresa posteriormente, para confirmar os dados, emitir a fatura, o boleto e o contrato. Em seguida, encaminhará todos esses documentos para o responsável na empresa.
- Como obter o Contrato de Adesão?
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O Contrato de Adesão poderá ser impresso pela Internet na ÁREA DO ALUNO/PARTICIPANTE (no canto superior direito da página, digitando seu número de registro e senha) ou pode ser retirado no Posto de Atendimento da Fundep. Ele prevê as obrigações de cada uma das partes - Contratante (aluno) e Contratada (Fundep) e passa a vigorar a partir do momento em que o aluno paga o primeiro boleto. Assim, é importante ler atentamente o contrato e tirar qualquer dúvida com a Fundep, antes de efetuar o pagamento.
- Estou em débito com a Fundep. Como resolver?
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O pagamento de parcelas em débito pode ser feito nas agencias do Banco do Brasil, onde serão calculados os juros e a multa estipulados no corpo dos boletos.
Para negociação de dívidas, entre em contato com o Setor de Cobrança da Fundep: cobranca@fundep.ufmg.br
- Não recebi meu certificado até o momento. Onde devo solicitar informações e pedir meu certificado de conclusão ou participação?
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Os certificados são de responsabilidade da coordenação dos Cursos, Atividades e Eventos. Eles deverão ser requeridos junto a Secretaria do curso em questão, e não junto à Fundep.
- Como retirar 2a via de boleto e de contrato?
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A 2ª via de boleto pode ser retirado no Posto de Atendimento da Fundep ou pode ser impresso pela Internet na ÁREA DO ALUNO/PARTICIPANTE , no canto superior direito da página, digitando seu número de registro e senha.
- Onde entregar a documentação exigida? Qual é o prazo para entrega ou postagem dos documentos?
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Verifique os prazos e endereços para entrega ou postagem da documentação neste site Os documentos deverão ser entregues em envelope fechado. A FUNDEP não se responsabiliza pela documentação recebida de forma incorreta, incompleta ou após o prazo estipulado.
- Não encontro o curso, atividade ou evento para qual desejo me inscrever ou matricular. Como faço?
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Localize o curso, atividade ou evento por um dos caminhos a seguir:
- A esquerda da página, nas caixas de seleção correspondentes;
- Nas abas no cabeçalho do site;
- Pela área de interesse (ex.: Letras).
Serão listados todos os cursos, eventos ou atividades da área escolhida, por status: ‘Em oferta’, ‘Em breve’, ‘Em Andamento’, ‘Matrículas Encerradas’ ou ‘A Definir’.
Clique no curso, evento ou atividade de interesse.
- Você pode também utilizar a busca, localizada no cabeçalho do site, inserindo o nome do curso, evento ou atividade, ou parte dele.