Objetivo
O objetivo central deste curso é distinguir as especificidades da psicopatologia infanto-juvenil a partir da psicanálise e seus efeitos nas conduções dos tratamentos no campo da saúde mental de crianças e adolescentes. Para tanto, será imprescindível percorrer historicamente as concepções de saúde mental na infância e adolescência, o surgimento da psiquiatria infantil e as contribuições e interrogações oriundas da psicanálise. Debateremos a particularidade dos diagnósticos estruturais e a sintomatologia a fim de estabelecermos um modo particular de leitura e intervenção em relação ao sofrimento psíquico neste campo.
Público-alvo
Psicólogos, psicanalistas, estudantes de psicologia e de psicanálise, profissionais e estudantes do campo da saúde mental, interessados.
Pré-requisitos
O curso é aberto a todos os interessados.
Ministrante (s)
Angela Maria Resende Vorcaro é doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP, 1997). É professora de Psicologia do Departamento de Psicologia (UFMG). Membro do grupo de pesquisa ANPPEP Pscanálise e Educação, do Centro de Pesquisas OUTRARTE (UNICAMP) e do LEPSI (USP e UFMG). Experiente na área de Psicanálise e cultura, atua principalmente em psicanálise, linguagem, instituições, clínica com bebês, crianças e adolescentes, Jacques Lacan.
Alice Oliveira Rezende é mestre em psicologia (UFMG), atua como pesquisadora, psicóloga e psicanalista no Centro de Atendimento e Inclusão Social (CAIS) em Contagem (MG) e no Espaço de Atenção Psicossocial Freud Cidadão. Possui experiência clínica no campo da intervenção com bebês, com crianças e adolescentes. Desenvolve pesquisas no campo da interface psicopatologia infanto-juvenil e psicanálise.
Outras informações
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Formas de pagamento à vista e parcelado
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