Local : UFMG (auditório a definir)
Objetivo
O congresso visa difundir conhecimentos e produção na área da Psicologia Existencial, destacando sua base filosófica e os vários campos de atividade do psicólogo que se consagra a essa abordagem. Ele também tem como um de seus objetivos a divulgação do Curso de Especialização em Psicologia Clínica: Gestalt-terapia e Análise Existencial (CEPC), oferecido Departamento de Psicologia da FAFICH/UFMG, com o apoio do pelo Laboratório de Análise de Processos de Subjetividade – LAPS.
Público-alvo
Profissionais e estudantes de Psicologia e de áreas afins.
Pré-requisitos
Não se aplica
Programação (sujeita à alteração sem aviso prévio)
Dia 28/9/2018-Sexta-feira
18:00h-Credenciamento
19h30 Abertura do Congresso
20h Conferência: Desafios para a psicoterapia no século XXI Prof. Dr. Victor Amorim Rodrigues – Ispa
Dia 29/9/2018 – Sábado
8h30-10h Mesa-redonda: O encontro na Psicologia Clínica Profa. Claudia Lins Cardoso - UFMG Prof. Miguel Mahfoud – UFMG
10h-10h30 Coffee-Break
10h30-12h Conferência do dia: Heidegger e a psicoterapia. Dr. José Carlos Michelazzo ( a confirmar)
12h-14h Almoço
14h-15:30h Mesa-redonda: Psicologia fenomenológica na atualidade Prof. Dr. Adriano Holanda - UFPR Prof. Dr. Tommy Akira Goto - UFU 15;30h – 16h30h Apresentação de pôsteres Coffee-Break
16h30-18:00h Mesa-redonda: Os afetos na psicoterapia Prof. Dr. José Paulo Giovanetti - Faje Prof. Dr. Esdras Guerreiro Vasconcelos - USP
19h Lançamento de livros
Dia 30/9/2018 – Domingo
8h30-10h Mesa-redonda: Psicologia existencial e literatura Profa. Dra. Maria Madalena Magnabosco - Fumec Profa. Me. Marília Murta - FAJE
10h-10h30 Coffee-Break
10h30-12h Mesa redonda : Questões clinicas Prof. Dr. Eser Pacheco – Puc-Minas Prof. Me. Wilson Soares Leite - Fumec
12h- Encerramento
Outras informações
Apresentação de Pôsteres
O evento abrirá espaço para a apresentação de pôsteres, os quais devem se constituir de relatos de pesquisa e/ou experiência, por meio de exposição, no tamanho de 1,0m (largura) x 1,20m (altura). Deve-se privilegiar o uso de recursos visuais, como imagens, quadros, tabelas, figuras e fotos, no pôster. O tamanho da fonte deve ser suficiente para permitir a leitura a uma distância de 2 metros (sugere-se para o título fonte 90 e fonte 32 para o texto principal, em espaço 1,5 entre linhas).
Os elementos essenciais do pôster são: título, autores, instituições de vinculação, endereço para correspondência e e-mail, introdução, material e métodos, resultados e discussão (recomenda-se a utilização de tabelas e figuras que facilitem a visualização), conclusões e referências bibliográficas.
Todo o material necessário para a fixação dos pôsteres será de responsabilidade do autor apresentador (sugerimos trazer o material necessário, como fita adesiva, tesoura, etc.). Serão concedidos certificados de apresentação no Congresso aos autores dos pôsteres. Normas para inscrição de Resumo (apresentação na forma de pôster)
1. Os resumos deverão estar digitados em editor de texto Word, fonte Arial, estilo normal, tamanho 12, em português, espaçamento simples (1,0) entre linhas.
2. Utilizar as seguintes margens: superior e esquerda 3.0 cm, margem direita e inferior 2.0 cm; fonte Arial, estilo normal, em página A4.
3. Os resumos deverão conter os seguintes itens: título; nomes e sobrenomes dos autores; filiação institucional e e-mail do autor e do(s) coautor(es); corpo do resumo estruturado: deverá estar no modo justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas e conter no mínimo 300 e no máximo 400 palavras.
Os resumos devem ser em parágrafo único sem incluir figuras, tabelas ou referências. Os itens da estrutura do resumo devem estar destacados em negrito, sem entrada de parágrafo ou linhas em branco, contemplando:
a) Introdução /b) Objetivo /c) Metodologia ou Material e métodos /d) Resultados (parciais ou concluído)/ e) Conclusões ou considerações finais; Palavras-chave: Redigir na linha abaixo do parágrafo do resumo (sem pular linha) em fonte Arial, tamanho 12, com inicial maiúscula, separadas por ponto. Deverá conter três palavras-chave; fonte de financiamento: após as palavras-chave, pular uma linha e informar fontes de financiamento (quando for o caso). obedecer aos seguintes itens: - tamanho de 120 cm (altura) x 90 cm (largura).
4. Para encaminhamento de resumo para apresentação de pôster, pelo menos um autor deverá estar inscrito no Congresso.
5. Todos os resumos enviados serão avaliados pela Comissão Científica do congresso.
6. É pré-requisito para a apresentação do pôster que todos os seus autores estejam inscritos no congresso na ocasião do evento..
Atenção: Os resumos deverão ser inscritos até o dia 30/8/2018, impreterivelmente, para o e-mail: congressoexistencialufmg@gmail.com.
Orientações sobre pagamento por pessoa jurídica
Clique aqui.
Política de Cancelamento de inscrições
A Coordenação irá aplicar a de multa de 15% até 15 dias antes do evento, após esse período não haverá reembolso.
Dúvidas na matricula, entre em contado:(31)3409-4220 (segunda a sexta, das 08:00 às 17:00 h)- Email: suporte.extensao@fundep.ufmg.br
Formas de pagamento à vista
DOCUMENTAÇÃO
- Estudantes de graduação e de pós-graduação-Comprovante de matrícula no semestre atual
Atenção
Inscritos na categoria “alunos de graduação e pós-graduação” o comprovante de categoria (Comprovante de matrícula no semestre atual ) deverá ser encaminhado para os e-mails: congressoexistencialufmg@gmail.com e suporte.extensao@fundep.ufmg.br assim que realizada a inscrição, caso contrário será emitido boleto complementar equivalente a categoria "Profissionais".
A Coordenação se reserva o direito de cancelar a oferta caso o nº mínimo não seja atingido.