Objetivo
Este curso tem como principal objetivo introduzir os fundamentos conceituais e metodológicos do diagnóstico e tratamento em transtornos do desenvolvimento fornecendo a estudantes e profissionais da área estratégias para avaliar, diagnosticar formular programas e conduzir intervenção no formato de treinamento de pais.
PERSPECTIVAS TEÓRICAS
- Neuropsicologia
- Psicologia Cognitiva
- Psicologia do Desenvolvimento
- Análise do Comportamento
AVALIAÇÃO
- Técnicas de Entrevista
- Avaliação Comportamental
TRATAMENTO
- Terapia Cognitivo-Comportamental: Fundamentos Conceituais e Metodológicos
- Programa de Treinamento de Pais: Teoria e Prática
- Análise Funcional do Comportamento
- Utilização do Modelo de Disciplina não-coerciva
- Possíveis Efeitos da Punição
- Treinamento em Habilidades Sociais
- Habilidades sociais Educativas Parentais
- Manejo de Contingências
- Generalização
Público-alvo
Estudantes e profissionais de psicologia.
Pré-requisitos
Interesse em análise do comportamento e terapia cognitivo-comportamental.
Ministrantes
Maria Isabel dos Santos Pinheiro
Psícóloga, psicopedagoga, mestre em educação especial pela Universidade Federal de São Carlos, doutoranda no PPG da saúde da criança e do adolescente na Faculdade de Medicina da UFMG, pesquisadora no Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento na UFMG.
Flávia Neves Almeida
Psicóloga formada pela UFMG, Mestranda pelo Programa de pós graduação da saúde da criança e do adolescente, medicina, UFMG, Pesquisadora no Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento na UFMG.
Larissa de Souza Salvador
Psicóloga formada pela UFMG, mestranda pelo programa de pós graduação em neurociências, instituto de ciências biológicas, UFMG, pesquisadora no laboratório de neuropsicologia do desenvolvimento na UFMG.
Política de cancelamento da Fundep
Clique aqui.
A Coordenação do curso se reserva o direito de cancelar essa oferta, caso o nº mínimo não seja atingido.
As matrículas terminam às 17:00 do dia 02/10.