Fundep

[ + ] Atendimento Fundep

E-mail:Entre em contato com o Canal Fundep Atende
Fone: +55 31 2342-1212

Extensão Universitária

  • Buscar

Curso de Especialização em Conforto Ambiental, Eficiência Energética e Tecnologias Construtivas Sustentáveis - 1º/2026

Sobre o curso

Objetivo:

Formar especialistas capazes de apresentar soluções sustentáveis efetivas para edifícios e ambiente construído.

Público-alvo:

Profissionais graduados em Arquitetura e Urbanismo, Design de Produto, Engenharia ou área afim, ou seja, áreas cujos profissionais queiram atuar no tema proposto na perspectiva de atender à demanda de interdisciplinaridade exigidas pelo mercado nos dias atuais.

Pré-requisitos:

Ser graduado em área afeta ao ambiente construído: Arquitetura, Engenharia, Design, Administração e áreas afins.

Ministrantes: 

Professores do Departamento de Tecnologia do Design, da Arquitetura e do Urbanismo da Escola de Arquitetura da UFMG. Professores externos ao Departamento ou à Escola de Arquitetura. 

Local de realização - A parte presencial será na Escola de Arquitetura da UFMG. Rua Paraíba, 697 -Funcionários - Belo Horizonte

Período de realização - O início das aulas será divulgado juntamente como resultado do processo seletivo 

Edital - clique aqui

Resultado da Seleção: clique aqui em 24/02/2026.

Realização do cursoO início das aulas será divulgado juntamente como resultado do processo seletivo

Website: https://ufmgpossustentabilidade.com.br

E-mail para envio de dúvidas acadêmicas: sustentabilidadeufmg@hotmail.com

Investimento:

Á vista: R$ 13.889,00.

A prazo: R$ 14.620,00 - 17 parcelas de R$ 860,00. Sendo a 1ª parcela no dia seguinte a realização da 
matrícula, exceto último dia de inscrição. Demais parcelas todo dia 10 de cada mês a partir de maio.


Forma de pagamento: À vista ou parcelado no boleto

  


Solicitação de bolsas - Nos termos da Resolução nº 07/2004 do Conselho Universitário da UFMG, 10% (dez por cento) das vagas preenchidas serão reservados à participação gratuita de candidatos carentes e de servidores da UFMG, sempre que aprovados em processo seletivo. O candidato selecionado poderá habilitar-se à participação gratuita, desde que seja caracterizado carente pela FUMP (site: www.fump.ufmg.br) ou selecionado pela Pró-Reitoria de Recursos Humanos, caso seja servidor. O número de bolsas concedidas deverá ser dividido entre o segmento servidor e o segmento comunidade externa. Vagas não preenchidas por um segmento deverão ser oferecidas ao outro. No caso de vaga única ou em número ímpar, será priorizado o segmento servidor da UFMG. 

Política de cancelamento da FUNDEP: clique aqui  

Orientação para pagamento por pessoa jurídica: clique aqui.

Orientação para estrangeiroPara emissão do boleto de aluno estrangeiro é necessário que o mesmo possua CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) ou ter um responsável financeiro brasileiro que porte o documento, para inserir no momento da inscrição.

Atenção!

O suporte e atendimento aos alunos estão disponíveis por meio dos seguintes canais:
E-mail: 
suporte.extensao@fundep.com.br
Telefone: (31) 2342-1212.
Presencial: 
Avenida Antônio Carlos, nº 6627, Pampulha (Praça de serviços, loja 07), BH/MG de segunda a sexta-feira, exceto feriados, de 8h às 12h e de 13h às17h.

Seleção: Curso de Especialização em Conforto Ambiental, Eficiência Energética e Tecnologias Construtivas Sustentáveis - 1º/2026
Inscrever

Período da Inscrição:17/10/2025 a 20/02/2026

Período da Seleção:23/02/2026 a 24/02/2026

Taxa de Inscrição:R$ 85,00

Horário: Não será exigida presença dos candidatos

Local: Escola de Arquitetura da UFMG. Não será exigida presença dos candidatos.

O candidato, para se inscrever nas provas de seleção do curso de especialização, deverá preencher

eletronicamente o formulário de inscrição disponível em https://www.cursoseeventos.ufmg.br/CAE/DetalharCae.aspx?CAE=12212 e enviar por internet, para o mesmo endereço, cópia do comprovante de pagamento de inscrição no valor de R$85,00(oitenta e cinco reais). 


Enviar via internet, para o e-mail sustentabilidadeufmg@hotmail.com, cópias dos seguintes documentos, em formato PDF:

a) histórico escolar do curso de graduação;

b) curriculum vitae ou curriculum Lattes;

c) correspondência dirigida à Coordenação do Curso expressando os motivos do seu interesse pelo curso;

d) cópia de documento de identidade, CPF e comprovante de endereço.


Os candidatos selecionados deverão enviar para o e-mail sustentabilidadeufmg@hotmail.com, até o dia  09 de março de 2026os seguintes documentos complementares (em arquivo único em formato PDF), acompanhados de 01 (uma) fotografia 3X4 cm (em formato tipo JPEG):


a) cópia do diploma de graduação (frente e verso, em arquivo único), expedido por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido ou certificado/declaração de conclusão de curso de graduação em que conste a data da colação de grau, ou de outro documento que comprove estar o candidato em condições de concluir o curso de graduação até o término do período para registro acadêmico no curso de pós-graduação, ficando tal registro condicionado à prova de conclusão da graduação;

b) certidão de nascimento ou de casamento;

c) prova de estar em dia com as obrigações militares (Documentos com data de validade expirada não poderão ser utilizados. A partir de 1º de janeiro do ano que completarem 46 anos de idade, os candidatos estarão desobrigados de apresentar o documento militar, nos termos dos artigos 170 a 210 do Decreto nº 57.654, de 20 de janeiro de 1966) e eleitorais (mediante a apresentação da certidão de quitação eleitoral a ser obtida em http://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral, no caso de candidato brasileiro (não serão aceitos comprovantes individuais de votação). No caso de candidato estrangeiro, deve ser enviado o exigido pela legislação específica. Os candidatos estrangeiros deverão comprovar domínio instrumental na língua portuguesa;

d) cópia de documento de identidade, CPF e

e) comprovante de endereço


A Coordenação do curso se  reserva o direito de cancelar essa oferta, caso o nº mínimo não seja atingido.


Turma

Período de matrícula: 07/03/2026 a 09/03/2026

Período de realização: 21/02/2026 a 21/02/2028

Horário: Turno noturno às sextas feiras de 18:30 a 22:50 horas e diurno aos sábados, de 8:15 a 12:40 e de 14:00 a 18:30 horas – Enquanto houver aulas virtuais poderão ser disponibilizadas aulas de forma assíncrona.

Local: Na etapa PRESENCIAL: Escola de Arquitetura da UFMG. Rua Paraíba, 697 – Funcionários – Belo Horizonte. Informações com a Secretária do Curso, Ana Maria Moutinho, (31) 99284-4547.

Carga horária: 360 horas/aula

Vagas: 30, sendo 27 pagantes e 03 bolsistas


Número mínimo para viabilização da turma: 10 alunos


Período de realização: O início das aulas será divulgado juntamente com o resultado do processo seletivo 

*A data que está aparecendo nesse momento não é período exato.*


Investimento:


À Vista: R$ 13.889,00

A Prazo: R$ 14.620,00 em 17 x de R$ 860,00. Sendo a 1ª parcela no dia seguinte a matrícula, exceto último dia de inscrição. Demais parcelas todo dia 10 de cada mês a partir de abril.


Forma de pagamento: À vista e parcelado somente no boleto






A Coordenação do curso se reserva o direito de cancelar essa oferta, caso o nº mínimo não seja atingido.

Realização

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Gestão Administrativo-Financeira

Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa - FUNDEP

CNPJ: 18.720.938/0001-41

[ + ] Termos de uso [ + ] Política de Privacidade

Carregando Carregando... Por favor aguarde.