Objetivos:
O universo do conhecimento está em expansão acelerada e as tecnologias avançam ininterruptamente. Diante de tantas transformações, um desafio para muitos docentes é buscar e implementar novas estratégias de ensino e aprendizagem. Integrar a tecnologia na educação pode proporcionar mais interação nas relações, estimular a criatividade, potencializar o compartilhamento de informações, dinamizar a aprendizagem e atravessar os limites dos saberes.
O programa estrutura-se em 12 disciplinas a distância e um seminário online obrigatório para avaliação dos pré-projetos. A duração do curso é de três semestres, totalizando 360 horas e 24 créditos. As disciplinas ocorrem majoritariamente na modalidade assíncrona por meio da plataforma Moodle, que permite interação por mensagens, discussão em fóruns, compartilhamento de tarefas, construção de textos colaborativos e upload de arquivos. Além disso, serão utilizados serviços de comunicação em vídeo em momentos de interação síncrona. Além de cumprir os créditos, para obter o título de especialista o estudante deverá produzir e defender um Trabalho de Conclusão de Curso (um projeto de ensino).
Público alvo
O curso é ofertado a educadores de todas as disciplinas, da Educação Básica ao Ensino Superior, interessados em construir mais conhecimentos sobre a cultura digital, ambientes virtuais de aprendizagem e o uso de tecnologias digitais em sala de aula.
Pré-requisito:
Ter graduação completa e ser aprovado no processo seletivo.
Edital: clique aqui
Website: https://sites.letras.ufmg.br/especializacao/lte/
Documentação: Os documentos não devem ser enviados por e-mail, mas anexados no link
https://forms.gle/NR4vNmL216cKhGfn6
Resultado do processo seletivo de bolsas: clique aqui em 24/01/2025
Investimento e Forma de pagamento:
À vista: R$ 5.643,00
À prazo: R$ 6.270,00 em 19 parcelas de R$ 330,00 cada.
Política de descontos(*):
- Professores da rede pública de ensino e egressos da Faculdade de Letras da UFMG têm direito a 10% (dez por cento) de desconto nas parcelas do curso, desde que aprovados no processo seletivo. Para isso, o candidato deverá enviar para o email ltefale@gmail.com documento comprovando ser professor da rede pública de ensino ou a comprovação de egresso da FALE/UFMG. A coordenação indicará à FUNDEP os contemplados com o desconto para efetivação do benefício.
(*) O desconto NÃO é cumulativo com outros benefícios e está condicionado ao pagamento em dia das parcelas.
- O candidato aprovado no processo seletivo e que fizer a sua matrícula na FUNDEP até o dia 31/01/2025, terá 40% de desconto na 1ª parcela do curso.
Sobre bolsas:
O candidato aprovado no processo seletivo poderá habilitar-se à participação gratuita, seguindo os seguintes procedimentos:
Servidores e docentes da UFMG: no período de25/01 a 29/01/2025 enviar carta de intenções acompanhada de ofício da chefia autorizando a participação no curso e cópia de contracheque atualizado para oe-mail ltefale@gmail.com
Comunidade externa: no período de25/01 a29/01/2025 realizar o estudo socioeconômico na Fundação Mendes Pimentel(FUMP/UFMG)preenchendo o “Questionário socioeconômico” no site http://www.fump.ufmg.br/. As bolsas serão distribuídas a partir do resultado da análise socioeconômica.
O resultado dos pedidos de bolsa está previsto para o dia 12/02/2025. A coordenação indicará à FUNDEP os contemplados com a bolsa para efetivação do benefício
Política de cancelamento da FUNDEP : clique aqui
Orientação para pagamento por pessoa jurídica: clique aqui.
Atenção:
Dúvidas no processo de inscrição/matrícula, entre em contato pelo e-mail: suporte.extensao@fundep.com.br, por telefone (31) 2342-1212, pelo chat, disponível em nosso site ou presencialmente na Avenida Antônio Carlos, nº 6627, Pampulha (Praça de serviços, loja 07), BH/MG de segunda a sexta-feira, exceto feriados, de 8h às 12h e de 13h às17h.