Fundep

[ + ] Atendimento Fundep

Extensão Universitária

  • Buscar

cancelado - CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIAGNÓSTICO MICROBIOLÓGICO (modalidade semipresencial)1/2021

Sobre o curso

Objetivos 

O presente curso visa a formação dos discentes em conceitos básicos e aplicados em microbiologia, capacitando-os para a execução e análise das principais etapas que envolvem o diagnóstico microbiológico, distribuído nas fases pré-analítica, analítica e pós-analítica na área industrial, farmacêutica e clínica. Para tanto, serão apresentados temas relevantes e atualizados, como o reconhecimento e a identificação dos principais microrganismos e suas implicações em doenças infecciosas humanas e em importantes setores industriais. Pretende-se também discutir sobre as principais técnicas para detecção de resistência bacteriana e fúngica aos antimicrobianos, sobre as novas abordagens para diagnóstico molecular de microrganismos e atualização sobre os métodos analíticos em microbiologia, bem como das boas práticas nos laboratórios de análises. Além disso, serão abordados temas extremamente importantes na atualidade, como as metodologias para o diagnóstico do SARS-CoV-2.

Público-alvo

O curso é orientado a profissionais das áreas de Farmácia Bioquímica, Ciências Biológicas, Enfermagem, Odontologia, Professores da área biológica de terceiro grau, Professores da área de ciências do segundo grau que queiram obter conhecimentos aprofundados em Microbiologia. Destina-se, portanto, a profissionais recém-formados, na área de análises clínicas, professores, biólogos da área de ambiente e indústria, além de profissionais com formação acadêmica em áreas que não a de microbiologia e que queiram alicerçar seus conhecimentos na área, antes de ingressar num curso de mestrado ou doutorado.

Pré-requisitos

Ser graduado em curso de área conexa

Edital - clique aqui

Website: http://www.microbiologia.icb.ufmg.br/esp/

E-mail para envio de dúvidas sobre o curso: espmicrob@icb.ufmg.br

Sobre bolsas: Nos termos da Resolução nº 07/2004 do Conselho Universitário da UFMG, 10% (dez por cento) das vagas preenchidas serão reservadas à participação gratuita de canditados carentes e de servidores da UFMG, sempre que aprovados em processo seletivo. O candidato selecionado poderá habilitar-se à participação gratuita, desde que seja caracterizado carente pela FUMP (site: www.fump.ufmg.br) ou selecionado pela Pró-Reitoria de Recursos Humanos, caso seja servidor. O número de bolsas concedidas deverá ser dividido entre o segmento servidor e o segmento comunidade externa. Vagas não preenchidas por um segmento, deverão ser oferecidas ao outro. No caso de vaga única ou em número ímpar, será priorizado o segmento servidor da UFMG

Política de cancelamento da FUNDEP : Clique aqui  

Orientação para pagamento por pessoa jurídica: clique aqui   

Atenção!

Dúvidas no processo de inscrição/matrícula, entre em contato pelo e-mail suporte.extensao@fundep.com.br ou pelo telefone (31) 2342-1212.


 

 


Realização

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Gestão Administrativo-Financeira

Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa - FUNDEP

CNPJ: 18.720.938/0001-41

[ + ] Termos de uso [ + ] Política de Privacidade