Objetivos
O presente mini-curso pretende apresentar aos alunos a complexidade dos processos de adoção de crianças, tanto do ponto de vista institucional, quanto do ponto de vista familiar. Iremos apresentar o longo processo de espera da tramitação dos processos de adoção e as sequelas e fantasias advindas dessa espera. Abordaremos o papel dos psicólogos e assistentes sociais que vão conduzir as avaliações, assim como o papel do analista que irá acompanhar o processo psicoterápico que a criança vai atravessar.
- Estudar as sequelas do longo período de espera pela adoção;
- Apresentar as sequelas narcísicas dos pais adotivos e da criança que espera por uma adoção;
- Explicitar as variadas formas com que a história das origens pode ser narrada à criança
- Apresentar as fantasias universais que estão presentes nas crianças abandonadas ou retiradas dos pais;
Mostrar as dificuldades no manejo da clínica psicanalítica nesses casos;
Público-alvo
Psicólogos; Assistentes sociais; pediatras; estudantes da graduação em Psicologia
Pré-requisitos
Estudantes de psicologia a partir do quarto período.
Ministrantes:
Cassandra Pereira França
Professora doutora do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMG, orientadora de pesquisas sobre violência sexual infantojuvenil e temas ligados à teoria e clínica psicanalítica. Membro do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi. Doutora e Pós-doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando como docente de graduação e pós-graduação do Departamento de Psicologia, responsável por disciplinas vinculadas à Psicanálise. Coordenadora do Projeto CAVAS/UFMG (Projeto de Pesquisa e Extensão com crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual). Autora dos livros: Ejaculação precoce e disfunção erétil: uma abordagem psicanalítica ( Casa do Psicólogo: 2001, 2004); Disfunções sexuais (Casa do Psicólogo: 2006, 2013); Nem sapo, nem princesa: terror e fascínio pelo feminino (Blucher: 2017). Organizadora dos livros: Perversão: variações clínicas em torno de uma nota só (2005); Perversão: as engrenagens da violência sexual infanto-juvenil (Imago: 2010; Tramas da Perversão: a violência sexual intrafamiliar (Escuta: 2014); Ecos do silêncio - Reverberações do Traumatismo Sexual (Blucher: 2017). Co-organizadora dos livros: Estilos do xadrez psicanalítico: a técnica em questão (Imago, 2006); Universidade e Psicanálise: um espaço de interlocução (Zagodoni, 2019)
Marcia Porto Ferreira
Psicóloga, psicanalista, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, Professora e supervisora do Curso de Psicanálise com Crianças, coordenadora do Grupo Acesso - Estudos, Intervenções e Pesquisa sobre Adoção da Clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientiae, autora de diversos livros e artigos, dentre eles Transtornos da excreção - enurese e encoprese, Editora Casa do Psicólogo, São Paulo, 2005 e Traumas não elaboráveis - clínica psicanalítica com crianças, Zagodoni Editora, São Paulo, 2011.
Website: hrrp://www.fafich.ufmg.br
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Formas de pagamento à vista
Profissionais: tabela de preço de 12/01/2021 a 25/02/2021 - R$ 180,00
Estudantes de psicologia a partir do quarto período: tabela de preço de 12/01/2021 a 25/02/2021 - R$ 150,00
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DOCUMENTAÇÃO
- Estudantes de psicologia a partir do quarto período: enviar comprovante de matrícula no semestre atual para o e-mail cursocriancaadolescente@gmail.com assim que realizada a matrícula no curso.
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